Contato

(67) 9.9836-3361

Endereço

R. Enoch Vieira de Almeida, 125 - Vila Célia - Campo Grande/MS

Fazenda das Palmeiras e o Frigorífico Cowpig: história de família, tradição e respeito

* Renato Sebastiani

Sempre que volto no tempo para contar a nossa história, penso que tudo o que conquistamos tem uma relação direta com o respeito que temos por quem queremos atender.

Desde o início foi assim, no tempo em que tínhamos que bater de porta em porta para vender nossos produtos.

Nossa principal preocupação sempre foi ter o melhor para deixar nossos clientes satisfeitos. E, agora, em que os pedidos são tantos que às vezes pensamos que nem vamos conseguir dar conta, essa preocupação permanece a mesma. 

Por isso, para explicar a nossa história, é fundamental entender que a persistência por um padrão de qualidade e de um produto de excelência sempre foi o nosso maior desafio e o nosso maior orgulho.

O meu avô, Alfredo Sebastiani, filho de imigrantes italianos, sempre foi agricultor e pequeno pecuarista. E meu pai, João Carlos Sebastiani, o mais velho dos filhos homens, foi para a roça aprender a profissão de agricultor. A partir da união com os irmãos, José Ovídio Sebastiani e Luiz Fernando Sebastiani, houve uma grande evolução. Os dois foram para faculdade e se formaram, Ovídio como Engenheiro Agrônomo pela Esalq-USP, e Fernando como Engenheiro Mecânico e Administrador de Empresas.

Foi em 1975 que os três irmãos e montaram a primeira sociedade, a “Terraplenagem Sebastiani”, empresa que existe até hoje, porém atualmente focada e especializada em represas e lagos.

Na década de 80, eles enxergaram um mercado em expansão: a suinocultura. Com um plano inicial para 100 matrizes, no final da construção já existiam 500 matrizes. E o local que eles escolheram para começar o novo negócio foi a “Fazenda das Palmeiras”, mesmo local onde hoje se encontra.

Porém, depois de alguns anos, eles notaram que, apesar de terem um produto com qualidade superior e genética diferenciada, sendo considerado um suíno “light”, toda a produção era vendida para frigoríficos da região, que não pagavam pelo diferencial que era conquistado com tanto trabalho. 

Por isso, os irmãos Sebastiani decidiram montar seu próprio frigorífico, com a intenção de oferecer para os açougues e mercados este produto diferenciado. Foi então que surgiu a marca COWPIG, um frigorífico compacto, moderno e funcional. 

A ideia inicial era apenas abater suínos, mas surgiu a oportunidade para também começar o abate para bovinos a partir de um convite da prefeitura, para que a cidade pudesse contar com um frigorífico para atender os açougues da região.

E os irmãos não pararam por aí. Com o objetivo de agregar ainda mais valor aos seus produtos e torná-los ainda mais conhecidos, começaram a desenvolver cortes especiais, para atender restaurantes como o famoso Rubayat, voltando-se para um público mais exigente.

Em 2007, fui convidado para fazer parte da coordenação do projeto de cortes especiais, e levei a minha experiência de ter sido açougueiro para o grande empreendimento da família. Já no final do mesmo ano, com um projeto estrutural eficiente de criação e engorda dos animais e um trabalho de marketing perfeito no desenvolvimento de embalagens, rótulos, selos e apresentação final do produto Cowpig, foi lançada na região a primeira linha de cortes especiais de marca própria do frigorífico. 

Como o objetivo era oferecer uma das melhores carnes do mercado, foi lançado o selo COWPIG CORTES ESPECIAIS, com o slogan “100% de primeira”, um produto elaborado com matéria prima nobre e diferenciado em todo o processo, da genética, à alimentação, passando pela idade dos animais, pelo controle do abate e de todo o processo de produção. 

Com muito trabalho e organização, conseguimos fazer um lançamento com cortes nobres bovinos de raças britânicas como Angus, Hereford e Brangus, cortes nobres de cordeiro, e de suínos, com animais selecionados a dedo dentro de uma produção própria. Também desenvolvemos outros produtos industrializados de alto padrão de qualidade, como as linguiças artesanais.

O foco principal era atender o mercado varejista de empórios, lojas de conveniência e restaurantes, mas o sucesso foi tão grande que o Frigorífico não parava de receber encomendas de cortes. Como na estrutura de empresa ficava complicado o atendimento, em 2008 começamos a construção da primeira loja própria Cowpig.  Infelizmente, dois meses antes da inauguração, perdemos o meu pai, inspirador de todos na conquista dos objetivos. 

Mas continuamos também como forma de homenagem a ele. Inauguramos a boutique de carnes nobres Cowpig. E, para atender de forma mais completa seus clientes, colocamos também à venda uma completa linha de vinhos, cachaças, facas, tábuas, aventais, bolsas térmicas, tudo personalizado. Uma loja conceito, com o slogan “O Ponto da Carne”.

Em 2010, continuamos as nossas empreitadas, quando iniciamos o confinamento de búfalos e lançamos a linha de cortes Premium dessa carne. Começamos com o abate de 20 cabeças por mês, que passou para 140 por mês em 2012 e atualmente registramos 320 abates por mês.

Um dos meus maiores orgulhos aconteceu nessa época, em 2012, quando bateu na nossa porta o mestre Marcos Bassi, uma pessoa que eu acompanhava e admirava pelo seu magnífico trabalho. Ele me disse: “ouvi falar muito bem da Cowpig, que tem um padrão de qualidade muito bom e gostaria de conversar sobre uma parceria.” São aqueles momentos em que a gente nota que tudo vale a pena.

Já em agosto de 2013, abrimos uma nova loja em Alphaville-Barueri, no Alpha Square Mall, para atender de forma ainda mais personalizada os clientes das cidades do interior e da capital de São Paulo.

Mais uma vez, fui desafiado. Já no papel de diretor executivo da empresa, liderei a construção de um restaurante, fechando o ciclo “farm to table”, da fazenda para a mesa. Em 2015, inauguramos a Steakhouse “Carnivoria by Cowpig,” que atualmente se chama “Fredio’s Steakhouse” by Cowpig, em homenagem ao meu avô Alfredio Sebastiani, cujo apelido em família era “Fredios”.

O projeto do restaurante era também inovador na época, pois o cliente tinha a possibilidade de consumir as carnes vendidas na loja, no sistema de “escolha o corte da raça preferida, e assamos e servimos em 20 minutos”, o que é um sucesso até hoje.

Em 2014, perdemos mais um dos sócios, o tio Fernando, que estava à frente da parte financeira e administrativa. Mas tudo continuou a se desenvolver, com a possibilidade de profissionalização ainda maior da gestão e com um modelo de “governança corporativa”.  

Hoje, temos uma empresa que vai muito bem, é uma referência no mercado e conquistou o respeito dos consumidores e admiradores da marca. Por isso, muitas vezes sou convidado para falar em palestras sobre o sucesso da marca Cowpig, que carrega atualmente o slogan que traduz exatamente o que a gente faz: “NOBRE COMO NENHUMA OUTRA”. Uma marca regional conhecida e referência nacional, que ganha mais e mais destaque a cada dia. 

Nossa planta em Boituva - SP, hoje, não dá mais conta de atender tudo o que temos de demanda. Por isso, somos parceiros de inúmeros criadores que também têm respeito por todo o processo de produção.

E tem muita coisa importante vindo por aí. Está previsto para abril de 2022 o maior evento de churrasco do interior paulista dentro da Fazenda das Palmeiras, local que abriga hoje a suinocultura, confinamento e frigorifico. 

O objetivo é trazer nossos clientes, amigos e apaixonados por churrasco para passar um dia todo com a gente, em nossa casa, comendo as melhores carnes, das mais variadas raças e preparadas pelos maiores e melhores assadores do Brasil, em aproximadamente 26 estações. Este será o Cowpig Farm Festival.

Mas nada disso seria possível se não tivéssemos sempre o foco no melhor para cada cliente, para que ele leve para casa, para a família, o melhor produto, com respeito ao meio ambiente, às pessoas que trabalham conosco e também ao bem-estar animal.

Por isso, levo sempre em consideração duas frases: “se não serve para mim, não serve para meus clientes” e “respeito e sucesso não se compram, são conquistados com exemplo e muito trabalho”.

A cada dia, antes de começar a trabalhar, agradeço a Deus por tudo o que conquistamos juntos. E me lembro que tudo só foi possível graças aos três irmãos que começaram essa história: Carlão, Vidião e Fernandão.

null *Sócio-proprietário do Grupo Cowpig - Especialista em carnes. 

Venha conhecer a Cowpig

Site - www.cowpig.com.br

Instagram - @cowpig.oficial