Contato

(67) 9.9836-3361

Endereço

R. Enoch Vieira de Almeida, 125 - Vila Célia - Campo Grande/MS

Ecotrace Solutions – Inteligência artificial na classificação de carcaças

Sou o Flavio Redi, CEO da Ecotrace Solutions, e gostaria de apresentar os benefícios do uso da inteligência artificial na classificação de carcaças.

Mas antes, gostaria de me apresentar rapidamente. Sou da área de tecnologia, apaixonado por inovação, movido a desafios.

Tive o primeiro contato com o agronegócio em 2009, quando cofundei a startup Gestão Agropecuária, focada em gerenciamento de gado comercial, da qual dei saída no final do ano passado.

Com empreendedorismo no sangue, em 2018, fui em busca de um novo desafio, com uma nova empresa chamada Ecotrace Solutions, cujo principal objetivo é fazer a rastreabilidade de commodities, de forma segura, confiável e auditável, devido ao fato de termos adotado a tecnologia Blockchain para tal. Iniciamos na cadeia de proteína animal (carne) e depois expandimos a outras cadeias, aproveitando todo o conhecimento de 15 anos de atuação nesse mercado. A empresa é uma startup Agritech que atende todos os elos da cadeia, desde o produtor até o consumidor final. Além da garantia de origem, auxiliamos a tornar os processos 100% auditáveis e a evitar que as empresas atendidas tenham suas marcas associadas a problemas socioambientais. Tornamos o agro mais transparente, confiável, padronizado e, principalmente, mais sustentável.

A partir do momento que entramos na indústria para resolver o problema da rastreabilidade, identificamos muitas outras oportunidades de melhorias e inovação. Uma delas foi a constatação de que há diversos processos humanos e subjetivos envolvidos na tipificação de carcaças. A partir dessa observação e posterior validação do problema, desenvolvemos o produto ECO-IA Bovinos.

O produto ECO-IA Bovinos é uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial, visão computacional e IoT’s (sistema de dispositivos físicos que recebem e transferem dados por redes sem fio com pouca intervenção humana) para realizar a classificação de carcaças bovinas através de imagens que são capturadas no processo de abate por câmeras especiais instaladas nas unidades frigoríficas.

Com a utilização dessa tecnologia ocorre a automatização dos processos industriais de classificação de acabamento, identificação de hematomas e falhas operacionais nas carcaças, que até então são feitos de forma visual e subjetiva pelos avaliadores dos frigoríficos. Para realizar essa avaliação, os colaboradores são treinados, para classificar as carcaças conforme o escore de gordura com base em padrões fotográficos, essa metodologia é conhecida no Brasil há décadas, mas existe uma grande dificuldade para definir cada classe ou subclasse, acarretando uma despadronização entre os avaliadores.

A identificação dos hematomas e falhas operacionais na carcaça é realizada de forma simultânea a avaliação do acabamento de gordura de forma rápida durante o abate (3 segundos) e somente em alguns cortes comerciais, impossibilitando que seja feita uma análise detalhada e precisa da carcaça. Diante disso, pensamos na solução completa trazendo também a identificação dos níveis de hematomas (leve, moderada e grave) e falhas operacionais em 16 cortes comerciais dos 21 existentes na carcaça.

A solução desenvolvida pela Ecotrace visa anular a subjetividade da classificação do modelo utilizado atualmente, criando um padrão único por meio de tecnologias e ao mesmo tempo automatizar os processos dando velocidade e qualidade na operação. Durante a análise automática de 100% de cada meia carcaça pela ECO-IA Bovinos é realizada a avaliação e classificação de cobertura de gordura, detecção de hematomas e falhas operacionais em 0,8 segundos.

A implantação da plataforma ECO-IA promove maior confiabilidade devido sua alta assertividade (95%), precisão e padronização entre as indústrias, além de gerar confiança e transparência no relacionamento com o produtor e consumidor final, devido a inserção de um sistema de avaliação moderno, baseado em dados confiáveis e alicerçados no conhecimento científico e tecnológico.

Com essa solução, a gestão do setor de produção da indústria frigorífica passa a acompanhar em tempo real, em um tablet ou notebook, a classificação das carcaças, possibilitando uma melhor avaliação dos lotes de abate para uma tomada de decisão assertiva.

Neste sentido, os relatórios disponibilizados pela plataforma servem de evidências para o desenvolvimento de planos de ação em diversos aspectos, inclusive em prol do bem-estar dos animais junto aos fornecedores de gado e transportadores para que sejam feitas melhorias no manejo através da disseminação do conhecimento e da aplicação de boas práticas a fim de que seja produzido um produto de alta qualidade concomitante a uma transformação continuada da cadeia de valor.

Mais informações – Vídeos - Plataforma ECOI.A - Ecotrace Solutions – YouTube https://www.youtube.com/watch?v=erspWjJG7zw 

Classificação de carcaças automatizada – YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=Ls-N6VsRRoE

null CEO na Eco Trace. Co-founder da Ecotrace Solutions - Agtech (Rastreabilidade utilizando Blockchain e IA no Agronegócio).