Contato

(67) 9.9262-7640

Endereço

R. Enoch Vieira de Almeida, 125 - Vila Célia - Campo Grande/MS

CONFRARIA DA CARCAÇA NELORE

*Laís D’Incao Alves e Liliane Suguisawa

A Associação Confraria da Carcaça Nelore é composta por mais de 60 criadores, produtores comerciais e varejistas de carne que, contando com a tecnologia da ultrassonografia de carcaça (Software BIA), resolveu enfrentar o desafio de agregar mais eficiência e qualidade de carne à raça Nelore.

Um grupo diverso, constituído por pessoas diferentes com um propósito em comum: “desenvolver a pecuária tropical com produtividade e qualidade superior da carne, para a felicidade do consumidor”, inova ao ser o primeiro a se preocupar com todos os participantes da cadeia, objetivando a revolução de um mercado habituado a produzir quantidade (commodities), agregando qualidade a seus produtos, de forma atenta às tendências e demandas de mercado.

HISTÓRIA

Nossa trajetória começa em 2017 com um grupo de WhatsApp, coordenado pelo saudoso criador Humberto de Freitas Tavares (in memorian), da Fazenda Sucuri, e amadurece oficialmente para Associação em agosto de 2021. Atualmente seu presidente é Shiro Nishimura (Fazenda Araponga), tendo como vice-presidente Marco Túlio Duarte Soares (Celeiro Carnes Especiais).

Em 18 de julho de 2018, o grupo criado para discussões a respeito da qualidade da carne do Nelore por Humberto, tem seu primeiro encontro no dia de campo da Fazenda Kangayan em Cuiabá, MT (Olímpio Risso de Brito) e, assim, torna-se a “Confraria”. A partir do evento, uma série de encontros subsequentes aconteceu, fortalecendo desta forma, a união entre os confrades e fazendo com que o grupo evoluísse para Associação.

Em 2020 e 2021, a Confraria participa digitalmente da ExpoGenética e a partir de 2022, possui um pavilhão na feira (presencial), que se torna um grande atrativo. Na edição de 2022, foram realizadas degustações abertas ao público que resultaram em um enorme sucesso, além da desossa ao vivo de uma novilha pelo especialista Roberto Barcellos (referência nacional na carne de qualidade).

A partir de 2021, a Confraria inicia sua tradição na realização de seu leilão anual, onde comercializa indivíduos destaques para as medidas de carcaça, sem abrir mão das demais características, e, em abril de 2022, amplia seu projeto com a realização da primeira Prova de Eficiência Alimentar (vide “Diferenciais”).

Anualmente, também acontecem dias de campo sediados nas propriedades de seus confrades, onde ocorre a disseminação de conhecimento técnico, genética de qualidade e a troca de experiências, que fortalecem o vínculo de amizades entre os associados. No ano de 2023, o evento foi realizado na Fazenda Nelore Beka (Abelardo Lupion e Pedro Lupion) e contou com a participação de mais de 400 pessoas, incluindo figuras importantes na pecuária brasileira, como representantes de todas as centrais de inseminação artificial do país.

PARCEIROS E FAZENDAS

É cada vez maior o número de criadores e produtores que focam sua seleção e produção no Nelore de eficiência e qualidade utilizando a ultrassonografia como critério. Dentre eles, estão os membros da Confraria, que contam com propriedades rurais em regiões agrícolas espalhadas por todo o Brasil, como Centro-Oeste (MT, MS, TO e GO), Sudeste, (SP, MG e RJ), Sul (PR e SC), Nordeste (AL e BA) e Norte (PA). Com as diversas origens, os criatórios demonstram a versatilidade da raça, assim como a superior capacidade de se adaptar aos novos tempos da pecuária e, bem como valores da associação, de forma sustentável, produtiva e rentável.

Estes associados, comumente chamados de “confrades”, são selecionadores da raça Nelore ou produtores de base zebuína que ofertam animais com marmoreio e qualidade de carne produzidos com tecnologia para todo o país. A linguagem das características avaliadas nos animais vivos, através da ultrassonografia de carcaça (AOL – Área de Olho de Lombo, EGS – Espessura de Gordura Subcutânea, e MAR – Marmoreio; gordura entremeada), permite predições individuais de rendimento de carcaça, fertilidade, suculência e sabor da carne. Para a seleção de reprodutores e matrizes da raça Nelore, a avaliação de todos os animais do grupo de contemporâneos na idade de sobreano é obrigatória, assim como a participação dos criadores em programas de melhoramento genético. Já os produtores comerciais e varejistas de carne, utilizam a tecnologia de ultrassonografia para a padronização das carcaças comerciais e otimização de decisões sobre genética e manejo.

DIFERENCIAIS

Várias ações de fomento, promoção e pesquisa vêm sendo desenvolvidas desde sua fundação, como a participação na ExpoGenética, em Uberaba/MG, com exposição dos destaques e leilão de touros, sendo eles 100% avaliados em programas de melhoramento genético e expoentes nos intra-rebanhos para características de ultrassonografia de carcaça.

Em 2022, os projetos tiveram como foco a criação da 1ª Prova de Eficiência Alimentar na Central Bela Vista sob coordenação do Prof. Josineudson Augusto II da UNESP/Botucatu para realização do Teste de Progênie. Este modelo de prova é único, pois tem como critério a pré-apartação por ultrassonografia dos candidatos (dentro de seus respectivos intra-rebanhos), onde ocorre a indicação dos animais “cabeceiras” da safra de cada propriedade, sendo então, enviados para o centro de performance e, após 56 dias de teste, calculado o desempenho, ganho de peso médio diário, consumo alimentar residual (CAR), avaliação por ultrassonografia de carcaça e EPMURAS, realizado por 2 juízes da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Em 2022, dos 33 rebanhos participantes de várias regiões do país, foram eleitos 10 touros de excelência em desempenho, ultrassonografia e fenótipo, para coleta e distribuição de sêmen, sendo os demais comercializados em leilão.

Em 2023, a 2ª prova já está em andamento. Com a participação de 130 animais de 31 rebanhos, a prova inova com a chancela da ABCZ. Em agosto, a Confraria é novamente presença confirmada na ExpoGenética e, em setembro, realiza a 3a edição do Leilão CCN.  

Assim, com o ideal do trabalho em grupo, associado a utilização da ciência para o desenvolvimento de seus projetos, a Confraria se difere das demais entidades encontradas Brasil a fora, tendo como princípio a ideia de que “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”.

Mais do que nunca a produção de carne com marmoreio é uma opção de mercado certa, frente ao aumento constante da demanda por carnes especiais. Criadores e produtores que utilizam a ferramenta da ultrassonografia como um acelerador de genética para a carne de qualidade têm em comum, a atenção às tendências do mercado, a certeza da perenidade dos negócios e o sentido de inovação para acompanhar o competitivo mercado de carnes no mundo. Portanto, é o momento da produção de carne de qualidade e, entender isto é imprescindível para a garantia de sucesso.

Bem como destacado por Shiro Nishimura, o paladar de quem prova a carne de qualidade do Nelore, não retrocede: o potencial desta característica da raça é evidente, e desenvolvê-lo para democratizá-lo é o propósito da Confraria, afinal “carne é vida, mas carne de Nelore com marmoreio é vida com emoção”.

Quer saber mais sobre este projeto? Acesse nosso site confrariadacarcacanelore.com.br 

null Laís D’Incao Alves - Estudante do ensino médio. Sucessora da Genética Natal, um trabalho de melhoramento genético da raça Nelore com 52 anos de seleção (iniciado com seu bisavô, em Caiuá, SP, e atualmente dirigido por seu pai), acompanha seu cotidiano diariamente. A partir de 2021, passa a auxiliar em diversas tarefas dentro da Associação Confraria da Carcaça Nelore. É uma grande defensora do agronegócio brasileiro, principalmente dentro das salas de aula, sendo adepta à ideia de que a prática do que acontece da “porteira para dentro” deve ser apresentada aos jovens desde cedo, para o combate à desinformação.


nullLiliane Suguisawa – Atual diretora técnica da DGT Brasil (Software BIA), é formada em Zootecnia pela UNESP de Botucatu, SP, mestre em Ciência Animal e Pastagens pela USP e doutora em Zootecnia pela UNESP. É professora da Pós-graduação da UNOESTE (Presidente Prudente, SP) e foi grande responsável pela disseminação da Ultrassonografia de Carcaça na América do Sul.