Contato

(67) 9.9262-7640

Endereço

R. Enoch Vieira de Almeida, 125 - Vila Célia - Campo Grande/MS

Carne de cordeiro 100% a pasto - o Case Arroio Mallo

*Marina de Vasconcellos

A estância Arroio Mallo surgi de uma paixão antiga pela ovinocultura datada de meados do século XIX quando a família Freitas se instala nos campos de Pedras Altas. Em 1908 as terras da atual sede da estância são adquiridas e os campos propícios para a criação de ovinos são povoados pela raça Corriedale. Como toda a criação de ovinos laneiros no Rio Grande do Sul viu seus anos de “ouro branco” irem ficando na história e a criação começou a se modernizar e a produção de cordeiros ser o carro chefe.

Apesar das dificuldades de mercado a família sempre manteve um plantel grande de animais não sucumbido a modismos e mantendo o rebanho Corriedale sempre em ótimo padrão genético. A quatro anos atrás buscou uma consultoria com a intenção de potencializar a produção de genética através de carneiros e borregas, começa aí a parceria com a Los Teros Consultoria. Em um primeiro momento com enfoque somente na genética, mas que em meio a conversas foi se desenhando o potencial que a produção sempre teve de ir mais além – produzir a própria marca. Tendo assim a possibilidade de oferecer ao mercado o que de melhor sempre foi consumido na estância, animais com o acabamento na medida certa e 100% a pasto.

Assim surge a “carne de cordeiro Arroio Mallo” se espelhando no que há muito já fazem os vinhos e queijos, trazendo junto ao seu rótulo mais que um produto, uma HISTÓRIA, o terroir dos campos de Pedras Altas e do bioma Pampa. A marca de carne tem por princípio uma relação totalmente aberta e franco com o seu consumidor, os cortes são identificados um a um e o cuidado começa ainda na produção.

null
A marca acredita que uma carne de qualidade se faz desde o campo, sendo assim os animais não recebem qualquer tipo de suplementação, garantindo um sabor e uma qualidade totalmente diferenciados e propiciando aos clientes a experiência de saborear um produto genuinamente natural. Isso também traz algumas dificuldades como a sazonalidade de produtos, porém acredita-se que a excelência das carnes e a sinceridade com o cliente vale mais do que uma produção em massa.

As carnes Arroio Mallo foram nos queijos buscar mais uma inspiração, pois nos rótulos consta a idade dos animais e o como isto interfere no sabor. A semelhança com os queijos se dá no fato de que quanto maior o tempo de maturação (no caso do queijo) e idade (no caso do cordeiro) mais intenso se torna o sabor. Os consumidores podem optar por peças com as variedades de sabor: suave, equilibrado e marcante. Desta maneira tem-se produtos para o dia a dia ou para aquelas pessoas com um paladar mais delicado com textura e sabor suave. Ou o sabor marcante para aquele cliente que busca relembrar as carnes saboreadas nas estâncias durante suas férias de verão de outrora.

A Arroio Mallo busca levar a essência das estâncias de fronteira a mesa dos clientes mesmo que estes estejam a muitos quilômetros de distância. A marca conta com 8 cortes congelados e também com a possiblidade de caixas com meia carcaça, pesando em torno de 5,5 a 6,5kg para atender aqueles clientes em eventos ou tornar a carne de cordeiro uma opção para o dia a dia da casa.

O projeto de carnes Arroio Mallo, a visão da assistência técnica e consultoria: quando começou o trabalho da Los Teros Consultoria na estância Arroio Mallo o objetivo era de auxiliar na seleção de animais com potencial genético para venda de reprodutores e matrizes portadores do gene Booroola, um gene de alta prolificidade. Com rebanho genuinamente Corriedale criado na propriedade a mais de 100 anos, havia sim muito potencial de produção genético, mas paralelamente sempre vimos o potencial de produção de cordeiros jovens como uma maneira de colocar no mercado animais de um padrão diferenciado. Até então a opção era por comercializar os animais no período que consideramos tardio, perto já da entressafra com a ideia e pegar melhores preços, até porque o mercado não pagava um valor diferenciado para que a estância investisse um pouco mais na venda de animais direto do campo para a mesa do consumidor, com até 4 ou 5 meses de idade.

Com o passar dos anos e em muitas conversas se trouxe a possiblidade de buscar alternativas ou parcerias que viessem a agregar valor ao produto único e de qualidade ímpar que era produzido com os cordeiros precoces e 100% a pasto. Em 2023 o produtor resolve fazer um piloto fornecendo os cordeiros para duas marcas de carnes em Pelotas –RS onde ia um selo de procedência da Estancia Arroio Mallo, o sucesso foi tanto que em seguida já se começou a produção com rótulo próprio.

A consultoria Los Teros hoje é a responsável técnica da produção, e o zootecnista Leonardo Farion o responsável por atestar a alimentação SOMENTE A PASTO destes cordeiros e de suas mães do dia do nascimento até o embarque para o abate. Nosso cuidado está desde o bem- estar dos animais durantes os poucos manejos que estes passam no período, a classificação de animais prontos para abate através do escore de condição corporal entre 3 e 3,5, que irá garantir o ponto ótimo, para que possamos ter valores como os do primeiro abate deste ano de cordeiros da categoria “mamão” até 120 dias de vida, com rendimento de carcaça de mais de 50% e de desossa na casa dos 82%.

Trabalhar com produção final, onde saída da propriedade ainda segue influenciando no processo tem sido o nosso grande desafio. Sempre trabalhamos somente no dentro da porteira então para esse novo desafio tanto temos contato com o apoio de profissionais especializados, e é o caso da nossa amiga e parceira a médica veterinária Michelle Gonçalves que é a responsável por acompanhar como os animais chegam para o abate e como este é conduzido, além de nos auxiliar nos pontos que podemos melhorar dentro da porteira para potencializar a qualidade do chega à mesa do consumidor.

O desafio tem sido grande, mas a satisfação é maior ainda, poder atestar a qualidade de um produto no qual acreditamos e temos a certeza de estar ajudando a entregar mais que uma refeição e sim saúde na mesa das famílias, muito nos alegra.

Para os próximos anos além de auxiliar na melhora ainda maior dentro da porteira, também estamos junto com os donos da marca montando um protocolo para que possamos ter propriedades parceiras na produção de cordeiros, que sigam a mesma filosofia e estejam na mesma região geográfica, para assim levar o sabor do cordeiro Arroio Mallo a mais e mais apreciadores.

null

 Zootecnista formada Universidade Federal do Pampa – Unipampa -  Dom Pedrito – RS.  MBA em Agronegocio pela IDEAU em Bagé – RS. Sócia da  LosTeros Consultoria.