Contato

(67) 9.9262-7640

Endereço

R. Enoch Vieira de Almeida, 125 - Vila Célia - Campo Grande/MS

CAIMASUL: carne de Jacaré-do-pantanal para o mundo

O Pantanal é um bioma com paisagens deslumbrantes e biodiversidade excepcional. É exatamente nesse cenário, precisamente em Corumbá, Mato Grosso do Sul, que está a Caimasul - Caimans do Sul do Pantanal Importação e Exportação Ltda. Nossa atuação é com a criação comercial do jacaré, denominado Caiman Yacare, espécie nativa do Pantanal, que serviu, inclusive, de inspiração para o nome da empresa.

Em 2014, demos início à nossa jornada na criação de Jacarés-do-pantanal e na venda de produtos derivados, como carne e couro. Os primeiros animais da fazenda foram originados a partir dos ovos coletados na natureza, em áreas autorizadas pelos órgãos ambientais. A partir daí, o trabalho se desenvolveu com foco no manejo sustentável, no bem-estar dos jacarés e também na produção dos cortes da carne e itens de alta qualidade. Buscamos sempre atuar com responsabilidade ambiental e para manter o ecossistema pantaneiro.

Um momento significativo na história da Caimasul foi a inauguração do nosso frigorífico em 2017. Isso permitiu a expansão de nossas operações, gerando oportunidades de emprego e impulsionando a economia local. Com uma produção mensal de cerca de duas toneladas de carne de jacaré e a criação de aproximadamente 60 mil jacarés em cativeiro, a Caimasul estabeleceu o estado do Mato Grosso do Sul como um dos principais produtores mundiais de carne de jacaré.

O trabalho desenvolvido pela Caimasul é pioneiro. Investimos em pesquisas e tecnologias inovadoras para garantir que a exploração dos jacarés seja feita de forma sustentável, promovendo o uso consciente deste recurso natural, de forma eficiente e conservando o equilíbrio dos animais na natureza. 

Um exemplo prático da utilização desses recursos é para a coleta dos ovos: Antes da coleta, é realizado um “censo” do local com informações climáticas, ambientais e dos jacarés, como por exemplo, quantidade, peso, tamanho e estado de saúde. Os dados são enviados para  o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), que faz uma análise, comparando com dados dos anos anteriores, e informa a quantidade de ovos permitida para coleta  e quais são os locais autorizados.

 Durante a coleta, as equipes utilizam um aplicativo no celular que informará se o ninho encontrado está em local autorizado. Se estiver, a pessoa responsável pela coleta deve registrar no aplicativo a localização, quantidade de ovos e demais características do ninho, além de realizar uma marcação na fêmea para controle nos próximos ciclos. Todas essas informações e procedimentos servem para a fiscalização das atividades legalizadas mediante o IMASUL e também para um mapeamento da situação geral dos locais e população de jacarés-do-pantanal.

Além de contribuir para o controle ambiental, a Caimasul gera empregos diretos e indiretos na época de coletas dos ovos, incluindo as parcerias com a famílias ribeirinhas e produtores rurais. Fornecendo, assim, uma alternativa econômica para eles e promovendo o desenvolvimento social da região pantaneira.

As modalidades de criação dos jacarés que utilizamos na Caimasul são: o sistema ranching, autorizado pelo IBAMA para a região do Pantanal, que se trata do processo de coleta de ovos, descrito anteriormente, para serem cuidados e criados em nossas instalações. E também o sistema de ciclo fechado (farming), em que a coleta de ovos é feita dentro da própria fazenda e todo o ciclo de vida do jacaré se desenvolve em cativeiro. Esses sistemas de manejo garantem que não haja alterações nas populações naturais dos jacarés e nem no ecossistema pantaneiro.

Na Caimasul seguimos padrões rigorosos para a criação dos jacarés. Para a alimentação, oferecemos uma ração especial elaborada com miúdos bovinos, farinhas proteicas e um premix mineral, que fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável dos animais. Em relação à ambientação, os jacarés são colocados em baias de recria com controle de temperatura, para garantir a qualidade de vida deles durante todo o processo produtivo. 

Além disso, seguimos as normas estabelecidas para estabelecimentos de abate, que asseguram o bem-estar dos animais no pré-abate e também o abate humanitário. Buscamos a melhoria contínua dos nossos processos e realizamos constantemente a qualificação dos nossos colaboradores, para assegurar que os jacarés não passem por nenhum tipo de dor, incômodo ou sofrimento desnecessário.

Quando afirmamos que a Caimasul é uma empresa sustentável, não estamos apenas destacando nosso compromisso com a fauna e flora locais, mas também com a preservação hídrica por meio do tratamento de nossa água. Através de um sistema de reuso, fazemos o tratamento da água com biorremediadores, que combatem naturalmente as bactérias na água, substituindo o uso de produtos químicos.

 Além disso, fazemos seleção cuidadosa dos jacarés destinados ao abate. Não consideramos somente o tamanho dos animais.  Características  como a maciez da carne e a qualidade do couro são importantes também. Com isso, garantimos que todas as partes do jacaré sejam aproveitadas ao máximo, desde o couro, utilizado na fabricação de acessórios, até as vísceras, que são aproveitadas na produção de ração para outros animais. O resultado final é 100% de aproveitamento e uma qualidade excepcional de nossos produtos.

A Caimasul é amplamente reconhecida pela produção de carne de jacaré de alta qualidade. Oferecemos uma variedade de cortes para atender às diversas preferências dos consumidores. Nos cortes embutidos estão: linguiça Corumbá, linguiça pantaneira e hambúrguer, que são itens práticos para preparar. Para quem prefere cortes miúdos, temos o coração e a língua. Já os cortes tradicionais incluem: jacaré inteiro, coxa, coxa temperada, filé de cauda, filé de lombo, filé temperado, ponta de cauda, iscas e espetinhos. São diversas opções que proporcionam uma experiência gastronômica completa.

A carne de jacaré é tenra, rica em proteínas, fibras e possui baixo teor de gordura. É uma boa escolha para quem busca uma alimentação saudável com sabor exótico. Esses fatores têm atraído um público cada vez mais interessado nessa experiência e tem contribuído para o crescimento da empresa no mercado nacional e internacional. No caso do Brasil, a maior procura pela carne acontece nas regiões Sul e Sudeste.

É importante ressaltar que todas as atividades da Caimasul são autorizadas pelos órgãos ambientais como IBAMA e o IMASUL e também pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Atuamos em colaboração técnica com essas instituições, visando aprimorar nosso entendimento sobre a espécie Caiman Yacare e garantir o uso responsável dos recursos naturais do Pantanal. Contribuindo, assim, para a manutenção do equilíbrio e conservação do ecossistema.
 

Acessem nossas redes sociais e acompanhem sobre a Caimasul: 

https://caimasul.com/ 

https://caimasul.com/maior-frigorifico-de-jacare-do-mundo-e-brasileiro-e-fica-em-mato-grosso-do-sul/ 

https://caimasul.com/frigorifico-para-producao-de-carne-de-jacare-planeja-abastecer-mercado-nacional/

https://caimasul.com/?playlist=69de4a7&video=e8bbcca

https://caimasul.com/?playlist=69de4a7&video=61534a1

https://caimasul.com/?playlist=69de4a7&video=0af8163

https://midiamax.uol.com.br/cotidiano/2023/com-proposta-exotica-mato-grosso-do-sul-se-tornou-referencia-mundial-na-producao-de-carne-de-jacare/#:~:text=Carlos%20Murilo%20Araujo%2C%20gerente%20do,cria%C3%A7%C3%A3o%20de%20crocodilianos%20no%20mundo